sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Rumo a São Mateus levando a arte e a cultura de Taboão da Serra



O Grupo de Teatro Na Ponta do Lápis de Taboão da Serra está participando desde julho da terceira incursão do Sarau Poético A Plenos Pulmões em bibliotecas públicas na cidade de São Paulo. 

Dedicado aos amantes da poesia, o sarau tem o objetivo de incentivar a literatura escrita e falada.

A caravana sarausista do coletivo A Plenos Pulmões com o grupo Na Ponta do Lápis integra o Projeto Veia e Ventania do Sistema Municipal de Bibliotecas, órgão da Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo.

O vereador Dr. Ronaldo Onishi saúda a iniciativa e defende ações deste tipo na cidade, “É necessário enaltecer o trabalho deste grupo que leva poesia aos lugares mais distantes e que a literatura não está só nas academias, mas também na periferia,” afirma Onishi 

Este gênero de literatura, conhecido nos meios acadêmicos como Literatura Marginal, encontra seu ápice na cidade de Taboão da Serra quando, em 2002, o poeta Sérgio Vaz criou o Cooperifa- Cooperativa dos Poetas da Periferia com ações que revalorizam e estilizam a cultura de rua em todas as manifestações. 

Sarau

Sarau A Plenos Pulmões é o manifesto do poeta, criado por Marco Pezão este projeto tem como objetivo, dar voz à poesia ou poema. Um dos maiores articuladores culturais da periferia, manifesta sua poesia e luta pelo desenvolvimento popular das artes cotidianas da periferia. Sem espaço nessas áreas Marco Pezão acredita na voz do povo com a poesia há mais de uma década.



Fonte: Assessoria do Vereador

Nenhum comentário:

Postar um comentário