O vereador Dr. Ronaldo Onishi defendeu durante a audiência pública convocada pela Comissão de Saúde a capacitação dos servidores da rede para atender aos portadores da síndrome do espectro Autista e a ampliação das ações de prevenção e controle da hipertensão arterial. Na audiência foi realizada a prestação de contas da Secretária de Saúde. A secretária da pasta, Dra. Raquel Zaicaner explanou dados relacionados a execução financeira, produção da saúde, atendimentos nos programas, controle social e capacitações. Ela respondeu aos questionamentos dos vereadores e cidadãos que participaram da audiência.
Dr. Ronaldo Onishi usou a tribuna para abordar diversos temas entre os quais se destaca a importância dos tratamentos preventivos. Ele alertou sobre o atendimento de pessoas de outras cidades em nossos serviços de emergência e a falta de repasses do governo federal.
A Secretária afirmou que o problema do repasse é uma realidade e deu como exemplo a falta de R$ 600 mil/mês da verba de custeio da UPA. Ela contou que assessores do Ministério da Saúde informam que não há disponibilidade de recursos orçamentários.
Zaicaner informou que o Pronto Socorro Infantil do Jd. Santo Onofre é o que mais recebe moradores de outras cidades, com um percentual de 30% de usuários que vem de fora. O PS Antena tem 20% e a UPA 18% de pacientes que não são de Taboão da Serra.
O vereador fez um pedido à Secretária para que capacite os profissionais da saúde para tratarem de pessoas com autismo destacando o papel do Dr. Rodrigo e Dra. Solange no tratamento do assunto. Em resposta, Zaicaner afirmou que valoriza a capacitação, usando este meio com profissionais que são da própria rede.
Ao final da audiência ele fez um balanço positivo elogiando a Secretária e sua equipe técnica que responderam a todos os questionamentos. “Nosso município é uma referência na região, por ter funcionários empenhados na qualidade e melhora da saúde”
Ampliação da Rede
A Secretária Raquel Zaicaner enfatizou o que vem sendo noticiado pela imprensa. A construção de novas três unidades básicas de saúde.
A do Jd. Oliveiras é que está a mais adiantada. Além disso, teremos a UBS do Jd. Record, que segundo a Secretária, será um modelo de referência de nossa rede de saúde. E, por último, será construída uma unidade no Jd. Clementino com recursos oriundos do governo estadual.
Fonte: Assessoria do Vereador
Nenhum comentário:
Postar um comentário