domingo, 27 de abril de 2014

27 de abril - Dia da Empregada Doméstica


Hoje, dia 27/04, é comemorado o dia da Empregada Doméstica. Mas você sabe o por que desta data?
A Data é faz referência à Santa Zita, padroeira das Empregadas Domésticas. Nascida na Itália em 1218, Santa Zita começou a trabalhar aos doze anos. Ela sofria muito com seus patrões, que eram ricos, mas pagavam muito pouco pelo seu serviço. Tudo que ganhava, ela doava aos necessitados. Depois de uma vida dedicada aos pobres, ela morreu em 27 de abril de 1278 e foi canonizada em 1696.
Os empregados domésticos são regidos por suas próprias leis que nada têm a ver com as dos outros empregados (regidos pela CLT). Isso porquê os funcionários de uma empresa, sejam faxineiros ou diretores, estão todos envolvidos em uma equipe que visa gerar lucro.  Como as casas de família não geram lucro, aqueles que trabalham nela acabam sendo protegidos por leis exclusivas e diferentes. Por isso, o salário mínimo desta profissão é mais alto do que o salário mínimo comum. A lei que regulamenta esta profissão foi criada em 1972.
Uma dúvida recorrente é a diferença entre diarista e Empregada Doméstica. O Poder Judiciário entende como diarista aqueles que trabalham até dois dias na semana. Os que trabalham 3 dias ou mais são considerados Empregados Domésticos, e devem ter suas carteiras de trabalho assinadas pelo empregador.
Assim, quem não tem tempo ou habilidade para os afazeres domésticos, pode ser informado sobre como contratar pessoas para ajudar. As pessoas que exercem esta profissão cuidam do lar e da família de seus empregadores como se cuidassem da sua.
Fonte: http://blog.sc.senac.br/dia-da-empregada-domestica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário