domingo, 18 de agosto de 2013

XI Exame da Ordem dos Advogados do Brasil

 

OABSP

  PRIMEIRA FASE DO XI EXAME DE ORDEM SERÁ NESTE DOMINGO

       



 16/08/2013



PRIMEIRA FASE DO XI EXAME DE ORDEM SERÁ NESTE DOMINGO
                           No próximo domingo (18/08) serão aplicadas as provas da primeira fase do XI Exame de Ordem Unificado. O teste começa às 13 horas (horário de Brasília) e ocorre em todo o território nacional: no estado de São Paulo serão 33 locais de prova. Os candidatos deverão permanecer no mínimo 2 horas nas salas de provas e no máximo 5 horas. Em todo o país, se inscreveram 101.156 candidatos.
 
                                No Estado de São Paulo, o Exame será aplicado em 33 locais.
                               
                                Contendo 80 questões de múltipla escolha (com alternativas de A a D), esta prova é pré requisito para a segunda fase do exame: o candidato tem de acertar metade das questões para seguir a etapa seguinte.
 
                                 A aprovação no Exame de Ordem é obrigatória para que o bacharel em Direito ingresse nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil e possa exercer legalmente o ofício, como previsto na Lei Federal 8.906-94 (Estatuto da Advocacia), artigo 8º, IV.
                               
                                 O exame pode ser prestado pelo bacharel em Direito, ainda que esteja pendente  sua colação de grau, formado em instituição de ensino superior regularmente credenciada. Os estudantes de Direito, do nono e décimo semestres,  podem prestar  o Exame, que  será válido se cumprirem as condições do Edital.

                                  O Exame de Ordem é aplicado em duas fases. Na primeira o candidato deve responder 80 questões objetivas (múltipla escolha), tendo de acertar 50% das questões sobre Direitos Humanos, Código de Defesa do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, além do Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da Ordem.

                                  A prova prático-profissional, na segunda fase, consiste na redação de uma peça profissional – que vale até 5 pontos – e resposta escrita à outras quatro questões – valendo até 1,25 cada. A nota mínima para aprovação é de seis pontos.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário