Nesta semana, o vereador Dr.
Ronaldo Onishi reuniu-se com o Eng. Nelson Nashiro, assessor técnico chefe do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) do Estado de São Paulo para
tratar da retificação do traçado da obra de canalização do Córrego Pirajuçara
que está sendo executada na altura da Rua Adriano Félix – Parque Pinheiros. A
reunião contou também com a participação de representantes dos moradores da via,
Graça e Cleide e com os engenheiros Nei e Rodrigo, que estão acompanhando a obra. Estes moradores solicitam a obra para evitar a remoção do
Parque Linear existente no local. Com a remoção as árvores plantadas no local
serão destruídas e, consequentemente, os pássaros que habitam e utilizam a
flora existente nesta rua.
No
mês passado, o vereador Dr. Ronaldo Onishi esteve na Rua Adriano Félix ouvindo
as reivindicações dos moradores. Onishi, sensibilizado e preocupado com a
situação, apresentou, na Câmara, uma moção de apelo (nº 157/2012) e encaminhou
um ofício ao órgão estadual, o DAEE, para haver um entendimento entre as partes
envolvidas, para não prejudicar o ecossistema ali formado.
A
reunião foi proveitosa e o responsável da DAEE vai analisar a situação para não
haver atraso e paralisação na obra e nem danos ao meio ambiente.
O
vereador e as moradoras saíram satisfeitos da reunião e acreditam que, em
breve, haverá uma solução para o impasse. Segundo o vereador Onishi “a recepção
por parte das autoridades do Estado foi muito boa e creio que o diálogo é
sempre o melhor caminho para solucionar nossos problemas”.
Fonte: Assessoria do
Vereador
Na última sexta-feira, dia 25, alguns moradores da rua Adriano Félix, Pq. Pinheiros em Taboão da Serra se reuniram para pedir ajuda para que o Parque Linear do Marabá, localizado na rua Matilde Abreu e Adriano Félix, não seja destruído. Há cerca de dois meses eles receberam a notícia de que o governo do Estado de São Paulo vai derrubar o parque para alargar o leito do Córrego Pirajuçara.
Foto: Divulgação
30 de Maio - Moradores exigem a permanência do Parque Linear do Marabá
Eles estão apreensivos, no parque, que há cerca de três anos, foi reformado pela prefeitura de Taboão da Serra, e entregue à população com festa, fogos e artifícios têm árvores com mais de 20 anos, Ipês Amarelo e Roxo, árvores frutíferas como mexeriqueira, goiabeira, pé de café são algumas delas, além das aves, João de Barro, maritacas, periquitos, garça, saruê, pardal e até morcego, preá e coruja, entre outros animais.

Vereador Ronaldo Onishi apresentou requerimento pedindo preservação do local
“Esse parque é o que temos de melhor aqui, nós plantamos essas árvores e cuidados do parque, o prefeito Evilásio não pode permitir que destruam. Não posso acreditar que querem destruir toda essa natureza”, disse Ângela.
De acordo com o projeto apresentado aos moradores, as obras, que já iniciaram, vão alargar o córrego e deixa-lo com 20m, (vai começar com 10m e em cima terá 20m), os moradores pedem que isso seja revisto e que mudem o projeto para que o parque não seja destruído. Eles pedem que sejam construídos muros verticais diminuindo a inclinação do talude e preservando as estações 45 a 57 da margem esquerda.
“Um técnico do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) [órgão responsável pela obra] falou que tem como reverter isso e manter o parque, vamos brigar para que isso aconteça. Queremos a garantia da proteção das árvores e a manutenção do Parque Linear, é o mínimo. As árvores impedem que o mau cheiro invada nossas residências, além de tornar a rua mais bonita”, disse a moradora Graça Neves.
Para os moradores essa é uma atitude difícil de entender, eles questionam que enquanto todo o planeta faz campanha defendendo a natureza, aqui em Taboão da Serra querem destruir e perguntam: “Como um prefeito pode fazer um projeto para o município, gastar milhões [verba pública] e agora destruir? Cadê a conscientização ecológica? E o nosso dinheiro não vale nada?”, questionam.
“Essa situação esta nos tirando o sono, mas não vamos deixar derrubar as árvores”, fala dona Cida. “A noite aqui fica muito bonito, iluminado, como vamos ficar sem árvores? Além do mais vamos ficar às margens dos assaltantes. Nós dispensamos tudo na época, brinquedos, bancos para mantermos as árvores. Não vamos admitir que derrubem”, falou Neuza Andrade Neves.
O vereador Ronaldo Onishi esteve no local, ouviu as reivindicações dos moradores e garantiu que ira travar essa batalha com a população local. “Admito a importância do projeto, não é nenhuma queda de braço, sei da necessidade dessa obra, mas tem que haver uma solução, não podem destruir essa área verde. É um local muito bonito, com uma flora e fauna consolidadas. Vamos fazer a inserção junto aos órgãos competentes, o bom senso há de prevalecer. Vou dar toda a assessoria aos moradores”, garantiu.
Os moradores estão preparando um abaixo assinado e um ofício para encaminhar à prefeitura de Taboão da Serra e ao DAEE. Na sessão da Câmara de terça-feira, dia 29, o vereador Ronaldo Onishi apresentou uma monção de apelo para que a vegetação da rua Adriano Félix, Pq. Pinheiros seja preservada. Foi aprovada por unanimidade.
Fonte: www.otaboanense.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário