O que é
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. Ele acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado
ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
História do Carnaval
Ele chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.
O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil.
Bonecos gigantes do carnaval de Recife |
Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu. Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.
Trio Elétrico em Salvador |
Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.
Dicas para uma viagem tranquila:
Infelizmente, em muitos lugares, o Carnaval é sinônimo de acidentes nas estradas. Apesar das comemorações, muita gente acaba bebendo um pouquinho a mais ou se empolgando além da conta na pista, finalizando a festa de um jeito trágico. Pra que acabar com a alegria do carnaval dessa maneira, se podemos fazer dele uma comemoração onde só guardamos boas recordações? Tá na hora de perceber que nós mesmos podemos mudar isso.
Como fazer seu carnaval ser só alegria? Comece colocando em sua mala um dos itens mais importantes da viagem: a GENTILEZA. Lembre-se sempre de ser gentil com o outro, sem esperar nada em troca. É um trabalho de formiguinha, mas quanto mais formiguinhas trabalham, maior fica o formigueiro!
Os próximos passos são básicos, vamos fazer uma check list:
Revisão no carro:
cuidados importantes:
- Use combustível de confiança e não acelere forte sem necessidade. Lembre-se também de trocar o filtro a cada 10 mil km.
- Verifique o nível e troque o óleo e o filtro de acordo com a recomendação do fabricante.
- Não dirija com o pé sobre o pedal da embreagem e troque de marcha suavemente.
- Na hora da troca, procure pneus com a especificação indicada pelo fabricante, com menos de cinco anos de fabricação .
- Cheque se o carro se mantém na mesma direção, sem puxar para os lados, nas frenagens.
- Em caso de colisões, troque o cinto de segurança e os airbags. Verifique as condições do sistema retrátil e da trava, do cadarço e se o fecho trava e libera sem problemas.
Outras dicas:
- Saiba a localização e confira o estado ou a validade do triângulo, macaco e extintor.
- Em caso de pneu furado, pane ou acidente, evite parar em curvas, ligue o pisca alerta, coloque o triângulo de segurança a, pelo menos, 30 metros da traseira do carro.
- Quando não for possível a ventilação para desembaçar os vidros, direcione o fluxo de ar ao parabrisa e utilize o desembaçador traseiro. Uma solução caseira, para diminuir embaçamento dos vidros, é passar água misturada com um pouco de detergente ou sabonete líquido, numa mistura que não faça espuma.
Comes, bebes e outras distrações:
Se a viagem for longa, uma boa ideia é levar guloseimas, principalmente se você estiver levando crianças no carro. Se elas ficarem inquietas durante a viagem, é só distraí-las com comida. Só cuidado para não dar muito líquido, senão a próxima parada terá que ser no posto para irem ao banheiro! O importante é usar as ferramentas necessárias para distrair e cuidar bem de quem está no carro com você.
Ah, não esqueça de levar um CD com aquelas músicas preferidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário